Convites de Casamento para Art Deco

Convites para casamento: 10 dicas para o convite perfeito!

A escolha de convites para casamento, assim como a escolha do vestido, pode levar as noivas à muito estresse. Sabemos que a primeira impressão é a que fica e os convites para casamento definem o tom e o tema da festa de casamento. Não vamos esquecer, é claro, que o convite vai viver para sempre no álbum da sua sogra!

Se você está planejando o seu casamento para o próximo ano, já é hora de começar a pensar sobre a escolha dos convites para casamento. E com tantos outros detalhes para pensar na organização do casamento, como você se certifica de que os convites saiam perfeito? Pode relaxar: aqui lhe passamos 10 dicas para escolher convites para casamento perfeitos.

1. O tema dos convites para casamento

Convites de Casamento para Art Deco

Convites de Casamento para Art Deco

Shabby chic?, Estilo rústico ou a elegância urbana? Várias cores? Brilhantes ou suaves e bege elegante? Ao escolher o cartão de casamento é importante saber qual é o estilo geral do casamento. Um convite de Hello Kitty, obviamente, não vai muito bem com um salão de recepção de um hotel de super luxuoso. Mas, um convite de casamento rústico ou ecológico combina perfeitamente com uma festa em um sitio ou uma fazenda por exemplo. Tome um pouco de tempo para pensar sobre o tema do seu casamento e o que você quer comunicar. Isso vai ajudar muito na escolha dos convites de casamento.

Conjunto de Convites de Casamento

Conjunto de Convites de Casamento

2. Preço de convites para casamento

As participações de casamento podem se tornar muito caras. Isso não depende apenas do número de convidados (ainda que o preço baixe por convite, quanto maior o número de convites), mas por certos detalhes como apliques e decorações (como fitas de brilho, facas, cortes e dobras, o número de lados para imprimir, tipo de papel, entre outros.

Recomendamos que você compare os preços de várias gráficas antes de tomar a decisão (Atenção, não se esqueça de considerar a qualidade). Algumas gráficas oferecem imprimir grátis o endereço dos convidados nos envelopes, outros os selos para os envelopes, e outras envelopes brancos ou bege também grátis.

Considere todos esses aspectos em relação ao preço para obter a melhor oferta para os seus convites para casamento.

3. Modelos de cartões de casamento

Convites de Casamento

Convites de Casamento

Sobre gostos não há nada escrito, e o que uma noiva ama, a outra pode não gostar. Noivas avant-garde pensarão que os convites de casamento com envelope metalizado com fita de cetim e uma fivela com glitter é perfeito para um casamento elaborado, glamoroso e com muita pompa.

Convites de Casamento cortesia Carlson

Convites de Casamento cortesia Carlson

Uma noiva mais tradicional certamente se apaixonará por convites clássicos, feitas em papel branco com letras em preto ou dourado, simples e elegante.Se o local da realização do casamento está fora da cidade, como um jardim, fazenda, campo, montanhas ou uma praia, os convites para casamento podem ser caracterizados pela transmissão da frescura. Por exemplo, eles podem ser em papel reciclado, feito à mão, ou até trabalhado com flores secas.

Convites de CasamentoConvites de Casamento JeanM cortesia CarlsonConvites de Casamento

4. Protocolo e Etiqueta das Participações de Casamento

Aqui, a questão básica e fundamental é: Quem eu tenho que consultar para escolher os convites para casamento? As famílias sempre têm suas peculiaridades. Às vezes são a noiva e a sua mãe as responsáveis para escolher as participações de casamento. Outras, são os pais que pagam a festa de casamento e assumem o controle do processo. Mas cada vez mais, a noiva e o noivo estão totalmente no controle de escolher o convite do casamento. Não importa a situação, o certo é que aqueles que têm algo a dizer, que digam agora (antes de você fazer o pagamento) ou  calem-se para sempre.

A segunda parte é o protocolo e a etiqueta das participações de casamento. Em muitos casos, os pais dos noivos são os que convidam para o casamento. Em um próximo artigo, vamos dar exemplos de todas as situações e como parecer um mestre na arte de etiqueta em participações de casamento.

5. Design gráfico dos convites: Tipo de Letras e disposição do texto 

Eurostile

Eurostile

Uma das coisas que a gráfica vai lhe pedir, é para que defina as fontes e o layout do texto que usará nos seus convites de casamento. Por mais que possa parecer super simples, a distribuição do texto no convite ou as fontes escolhidas são extremamente importantes visualmente. As fontes de molde em geral dão um ar mais moderno ou tecnológico, como por exemplo a Eurostile, desenhada por Aldo Novarese, na Itália, em 1962, que tem formas quadradas com cantos arredondados e dá uma sensação de arquitetura moderna, e é utilizado em design gráfico contemporâneo e ficção científica.

ITC Edwardian Script

ITC Edwardian Script

Tipos cursiva como ITC Edwardian Script, Carmine Tangoe Brush Script MT, dão um ar mais elegante e  tradicional. ITC Edwardian Script foi desenhado por Edward Benguiar e é um tipo de letra lírica que  se assemelha a escrita feita com uma caneta tinteiro. Deixa vestígios de diferentes espessuras com uma delicadeza e sofisticação tal como aconteceria se estivesse escrito a mão.

Caligrafia para participação de Casamentos

Caligrafia para participação de Casamentos

6. Caligrafia para cartões de participação de casamento

Se você realmente está procurando que os seus convidados guardem os seus cartões de casamento por anos, ou pelo menos arrancar-lhes um ohhhhhh de admiração, você pode contratar un serviço de caligrafia. Neste caso, os convites de casamentos são manuscritos com o tipo de letra que você escolher.

Aqui vai uma dica para conseguir o look sem gastar tanto: utilizar o serviço de caligrafia para os nomes dos convidados nos envelopes!

 

 

7. A recepção e mapas para a cerimônia e festa de casamento

Cartões de Casamentos Originais

Cartões de Casamentos Originais

Está pensando em convidar a todos para a cerimônia religiosa, mas apenas alguns para a recepção e festa? Considere a adição de um cartão para a festa de casamento e para terminar a montagem do conjunto, utilize um envelope com bolso.

Se a sua festa de casamento for fora da cidade (fazenda, campo, montanha, praia, etc.) Você pode adicionar um mapa com instruções para chegar.

8. Envelopes para convites de casamento

Existem uma variedade de envelopes para dar o toque final ao seu convite de casamento. Os envelopes são quadrados ou retangulares, transparente, com bolsos, com ou sem forro.

Preparar os envelopes para cartões de casamento é uma tarefa demorada, mas você pode simplificar encomendando envelopes pré-impressos com o seu endereço. Escolhendo a mesma cor da tinta e da fonte que você usou para seus cartões de casamento para conseguir um estilo com mais classe e coordenado. Um convite de casamento com o forro sempre fica mais fino! Lhe mostramos alguns exemplos de envelopes para convites para casamento que nós amamos e espero que você também.

Os selos adicionam o toque final ao conjunto do convite e você pode usar em presentes e lembranças.

Envelopes para convites de casamento com forroEnvelopes para convites de casamento em douradoEnvelopes para convites de casamento

9. A gráfica, o toque final para os cartões de casamento

Escolha uma empresa ou gráfica com a qual você se sinta confortável e que você goste do seu trabalho. Se têm um site online talvez você possa ver o que as noivas anteriores comentaram sobre a sua experiência com eles. Peça para ver uma amostra do seu convite impresso antes de dar a sua aprovação final para imprimir todas as participações de casamento. Você pode evitar uma grande dor de cabeça!

10. Como calcular a quantidade de convites de casamento

É muito simples calcular quantos convites você deve enviar para a gráfica. Basta seguir este guia simples. Um convite para cada casal. Os filhos menores de 18 anos podem ser incluídos nos cartões de casamento dos pais. Se os filhos não moram com seus pais, deve-se enviar o seu próprio convite. Contar como dois os convidados solteiros (caso você permita trazer acompanhantes). Sempre adicionar pelo menos 25 convites extras para tê-los já prontos, no caso de adicionar convidados de última hora ou um erro com algum convite.  Além disso, com certeza você vai querer ficar com algum de lembrança. Custa muito menos encomendar 25 convites extras do que voltar a imprimir apenas 25 convites.

Siga estas 10 dicas para uma escolha de convites para casamento perfeitos!

Convites de casamento

Convites de casamento

 

Cartões de casamento em azul e branco

Cartões de casamento em azul e branco

 

Cartões de casamento origináis e modernos

Cartões de casamento origináis e modernos

 

Convites de casamento

Convites de casamento em cinza e rosa

 

Convites de casamento

Convites de casamento

< !DOCTYPE html>
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *