cerimonial de casamento - joanna brown3

Como planejar um cerimonial de casamento com passo-a-passo!

Como planejar um casamento? A resposta fica muito fácil de aplicar com este passo-a-passo! Saiba como planejar um cerimonial de casamento como você sempre sonhou e tenha um casamento 100% diferente.

Já demos as dicas anteriormente para a ordem de um cerimonial tradicional. Também já falamos sobre como convidar os padrinhos e madrinhas e já demos sugestões de casamentos diferentes e frases para convites religiosos. No entanto, a organização de todos esses fatores pode ser um pouco confusa de fazer sozinha, principalmente para noivas de primeira viagem. Então, preparamos esse passo-a-passo das principais decisões para casamentos, para orientar você sobre como planejar um casamento. Aprenda conosco a se organizar e saiba como planejar um casamento! Aproveite para se envolver em mais um aspecto de seu casamento. Lembrando que o seu envolvimento é o que vai tornar seu cerimonial de casamento diferente e único 😉

Como planejar um cerimonial de casamento com um passo-a-passo completo! Para um casamento perfeito, são necessárias algumas decisões com a maior antecedência possível.

Para um casamento perfeito, são necessárias algumas decisões com a maior antecedência possível. Veja quais são elas abaixo.

Definições de Casamentos

Assim que você diz “sim” e aceita ficar noiva de seu companheiro, já é um bom momento para acertar com ele algumas definições necessárias para casamentos perfeitos e que precisam ser colocadas em ação o quanto antes. E nunca é cedo demais para aprender como planejar um casamento. 😉 Uma dessas definições é a escolha dos padrinhos e madrinhas, do local da cerimônia e da religião que será contemplada em sua cerimônia. O cerimonial de casamento civil no salão é diferente de um cerimonial de casamento evangélico, certo? E cada um deles envolve escolhas, decisões e um planejamento diferente, resultando em casamentos diferentes. Portanto, comece definindo:

  • Sua cerimônia será religiosa ou civil?
  • Religiosa: Onde será a cerimônia? Civil: a cerimônia será integrada à festa?
  • Será um destination wedding?
  • Qual será o horário do cerimonial? E da festa?
  • Cerimonial religioso: os noivos farão seus próprios votos de casamento ou usarão preces, salmos, citações?
  • Acertado o local e o teor da cerimônia, vamos aos integrantes do cerimonial: quem serão os padrinhos e madrinhas?
  • Vamos fazer um convite formal ou informal para os padrinhos e madrinhas? Aqui estão algumas ideias de convites para padrinhos e madrinhas.
  • Quem celebrará a cerimônia?
  • Escolher quem será a dama de honra e o pajem e convidá-los. Definir se mais alguém vai participar do cerimonial de casamento (pets ou bebês, por exemplo).
  • Definir quem entrará com a noiva e com o noivo, caso a opção tradicional de mãe ou pai não seja possível/escolhida.
Como planejar um cerimonial de casamento - O local e o horário da cerimônia afetarão a decoração e outras decisões, como a vestimenta dos noivos e o cardápio a ser servido após o cerimonial de casamento.

O local e o horário da cerimônia afetarão a decoração e outras decisões, como a vestimenta dos noivos e o cardápio a ser servido após o cerimonial de casamento.

 

Como planejar um cerimonial de casamento - Essa foto prova que a escolha do local e do horário da cerimônia podem resultar em uma decoração bem planejada e completamente mágica. - Omni Resorts

Essa foto prova que a escolha do local e do horário da cerimônia podem resultar em uma decoração bem planejada e completamente mágica.

Como planejar um casamento: Decoração e vestimenta do cerimonial

O próximo passo é definir qual será a decoração de seu cerimonial de casamento/festa de casamento. A decoração deve ser toda harmoniosa, em todos os aspectos relativos a casamentos. Portanto, a partir da decoração, você deve escolher as seguintes informações:

  • Como será o vestido da noiva? Como será a vestimenta do noivo?
  • Qual a cor/tecido da vestimenta das madrinhas? Será um modelo único para todas ou poderão escolher o que quiserem?
  • Como os padrinhos vão se vestir?
  • Como vão se vestir a dama de honra e o pajem?
  • Quais as cores principais para o cerimonial?
  • Quais serão as flores usadas na decoração?
  • Qual será o tom do cerimonial? Formal, informal, alegre, solene… 
Como planejar um cerimonial de casamento: Cores são importantes e devem ser definidas logo, porque serão usadas como base para outras decisões: como, por exemplo, as flores do bouquet e da lapela do noivo.

Cores são importantes e devem ser definidas logo, porque serão usadas como base para outras decisões: como, por exemplo, as flores do bouquet e da lapela do noivo.

Como planejar um cerimonial de casamento: Detalhes e “firulas” do cerimonial

O último passo é fechar os detalhes e demais enfeites que serão usados em cerimoniais e em outros momentos em casamentos. Isso inclui:

  • Qual música será tocada na entrada da noiva?
  • Qual música será tocada na saída dos noivos?
  • Vai ter chuva de arroz, confete ou algo parecido ao final?
  • Como a igreja/salão será enfeitado para o cerimonial de casamento?
  • Como será o bouquet da noiva? Ele será jogado durante a festa ou vai ser guardado? Uma sugestão é fazer um segundo bouquet, específico para jogar para as convidadas.
Como planejar um cerimonial de casamento: Pequenos detalhes podem dar um toque de delicadeza ao seu cerimonial de casamento. Este casal combinou a gravata do noivo com a cor do aplique da noiva - e ficou fofíssimo!

Pequenos detalhes podem dar um toque de delicadeza ao seu cerimonial de casamento. Este casal combinou a gravata do noivo com a cor do aplique da noiva – e ficou fofíssimo!

 

Como planejar um cerimonial de casamento com passo-a-passo! As cores também podem ser usadas para padronizar a vestimenta de todos envolvidos no cerimonial, inclusive os pajens.

As cores também podem ser usadas para padronizar a vestimenta de todos envolvidos no cerimonial, inclusive os pajens.

 

Como planejar um cerimonial de casamento com passo-a-passo! Inclusive, se a cor principal da decoração for de fácil combinação com outros tons - como é o caso do Tiffany Blue, usado na foto -, fica ainda mais fácil integrar com outras cores e trazer a cor principal até mesmo para o cardápio.

Inclusive, se a cor principal da decoração for de fácil combinação com outros tons – como é o caso do Tiffany Blue, usado na foto -, fica ainda mais fácil integrar com outras cores e trazer a cor principal até mesmo para o cardápio.

A partir dessas decisões, fica mais fácil saber como planejar um casamento. E lembre-se que a antecedência é a melhor amiga da noiva: a partir do “sim” do noivado, tome essas decisões o quanto antes e garanta a presença de todos os envolvidos em seu cerimonial de casamento.

Agora que você já sabe como planejar um cerimonial de casamento, conheça nossos serviços e conte com o CasarCasar para que a organização de seu cerimonial de casamento seja ainda mais fácil e simples!

Imagens cortesia de: 1- Seattle Wedding Photojournalism; 2- Jessica Frey Photography; 3- Omni Resorts; 4- De Nueva Photography; 5, 6 e 7- Joanna Brown, Blog LoveMyDress

< !DOCTYPE html>
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *