Daminha e pajem: flower girl e ring bearer, segundo a tradição americana

Como planejar um casamento americano

Já ouviu falar do casamento americano? Se você gosta de casamentos diferentes, precisa saber como planejar um casamento americano! E a gente ensina! 😉

Como planejar um casamento americano

Para noivinhas que curtem casamentos diferentes, o estilo de casamento americano é uma excelente opção para variar no grande dia! O casamento americano tem bombado aqui no Brasil, principalmente por suas tradições diferentes e o cerimonial de casamento, também bem diferente do tradicional brasileiro. As principais diferenças entre um casamento brasileiro e o trendy casamento americano é o cerimonial mesmo, então vamos explicar como planejar um casamento americano com fidelidade especial ao cerimonial!

Casal curtindo o grande dia em estilo americano

Aqui, as principais diferenças entre o estilo brasileiro e o americano, para você organizar seu casamento temático!

Como planejar um casamento americano: o cerimonial

A principal diferença entre um casamento brasileiro e o casamento americano são os papéis dos padrinhos e madrinhas. No casamento americano, as madrinhas são chamadas bridesmaids (as “damas da noiva”) e uma é escolhida especialmente para “chefiar” as demais madrinhas. Esta madrinha principal, no casamento americano, é chamada de maid of honor (dama de honra, que aqui no Brasil é como chamamos as daminhas que entram com os pajens) se for solteira, ou matron of honor se for casada.

Noiva curtindo suas bridesmaids e sua maid of honor, segundo o estilo americano.

Noiva curtindo suas bridesmaids e sua maid of honor, segundo o estilo americano.

A maid of honor é responsável por organizar a despedida de solteira e o chá de cozinha, ajuda a noiva em todas as decisões da decoração e do planejamento do casamento americano, liderando as demais madrinhas no trabalho em equipe. É uma função super importante no casamento americano, portanto só é convidada a madrinha que já tiver algum papel muito importante na vida da noiva, como uma amiga de infância, irmã, prima querida ou tia preferida.

Noivo e seus groomsmen, chefiados pelo best man na organização das comemorações no estilo americano

Noivo e seus groomsmen, chefiados pelo best man na organização das comemorações no estilo americano

Do lado do noivo, os padrinhos são chamados groomsmen (os “homens do noivo”) e um deles também tem a honra de uma participação especial, o best man (o “melhor homem”), posição geralmente dedicada, no casamento americano, ao melhor amigo, irmão ou outro rapaz bem próximo e fundamental na vida do noivo. O best man lidera a organização da despedida de solteiro e ajuda na escolha do traje do noivo, além de outras coisinhas mais… Como surpresinhas pra noiva! Olha só que padrinhos fofos, que ajudaram o noivo a coreografar uma dança surpresa para a noiva:

As madrinhas e padrinhos não ficam em pares neste estilo de casamento. As madrinhas ficam sozinhas do lado da noiva e os padrinhos, do lado do noivo. O pajem é chamado de ring bearer (“carregador das alianças”) e a daminha é chamada de flower girl (“menina das flores”, porque entra na frente ou junto com o pajem, enfeitando o caminho ao altar com flores para a noiva).

Daminha e pajem: flower girl e ring bearer, segundo a tradição americana

Daminha e pajem: flower girl e ring bearer, segundo a tradição americana

Casamentos diferentes: organização de um casamento americano

Saber como planejar um casamento americano é importante, porque a organização é diferente. O passo principal para uma organização perfeita é caprichar nos convites. Os convites normalmente são enviados pelo correio com bastante antecedência, com diversos materiais incluídos num kit que chamamos de “papelaria” do casamento. Um envelope maior com o convite do casamento, um cartão para RSVP que deverá ser enviado novamente para os noivos pelo correio para confirmação da presença, um envelope customizado para envio do cartão do RSVP e, dependendo do estilo do casamento americano, outros materiais. Exemplos:

Kit de papelaria para casamento americano com convite para a festa de casamento, "mapa da mina" do local da festa e convite para um brunch no dia seguinte. Perfeito para um casamento americano!

Kit de papelaria para casamento americano com convite para a festa de casamento, “mapa da mina” do local da festa e convite para um brunch no dia seguinte. Perfeito para um casamento americano!

Para destination weddings, vale um mapa ilustrando a rota até o local da cerimônia e do casamento. Se for um casamento temático, vale detalhar as atrações e coisinhas diferentes que você vai oferecer em seu casamento. Seja qual for o estilo, use seu kit de papelaria para acrescentar bilhetinhos para os convidados, para contar a história do casal em materiais gráficos fofos e alinhados com a sua decoração. O importante é caprichar em cada detalhe e nisso o estilo americano é super perfeccionista.

Um convite específico de save the date é tradição no estilo americano. A antecedência ajuda a garantir a presença de todos.

Um convite específico de save the date é tradição no estilo americano. A antecedência ajuda a garantir a presença de todos.

O restante da organização é conduzido em conjunto com as madrinhas e padrinhos. E o envolvimento deles em cada passo da organização é o que facilita a sua vida e torna seu grande dia ainda mais especial, tanto para vocês quanto para eles. Afinal, convidar alguém para ser sua madrinha ou padrinho em um casamento neste estilo é a mesma coisa que dizer que confia no julgamento deles para definir as decisões do dia mais importante da sua vida junto com você! E isso é uma grande honra mesmo!

Da organização à produção da noiva, no estilo americano, o envolvimento das madrinhas é fundamental! Aproveite a companhia e a sabedoria delas!

Da organização à produção da noiva, o envolvimento das madrinhas é fundamental! Aproveite a companhia e a sabedoria delas!

Claro, como a responsabilidade é grande, vale escolher alguém que entenda o peso deste convite e, caso o convite seja negado, tente entender e pense em outra pessoa que possa topar assumir esse papel ao seu lado.

Há muitos outros aspectos deste estilo de casamento que podemos detalhar em outros posts, então fique ligada por aqui para saber mais dicas e orientações sobre como planejar um casamento americano! Deixe comentários com suas opiniões sobre a temática e conte pra gente se você quer saber mais sobre este estilo de casamento! 😉 Esperamos seus comentários.

Imagens cortesia de: Caught The LightPaige Winn PhotographyDave Robbins PhotographyManchik PhotographyYvonne Wong PhotographyThe Nolan’s e Taylor Made Art.

< !DOCTYPE html>
1 responder
  1. gilmarcia conceicao de souza
    gilmarcia conceicao de souza says:

    Gostei da matéria sobre casamento americano e é este estilo que gostaria de seguir no meu em setembro de 2015. Por favor envie mais detalhes sobre o passo-a-passo deste estilo e, se possível, ideias de como fazer um casamento simples, mas inesquecível.
    Obrigada.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *